terça-feira, 20 de julho de 2010

Reencontros, tensões e reflexões

Bah, nem sei por onde começar! Aconteceu tantíssima coisa nesses ultímos dias que vou ter que desenvolver meu poder de síntese ao máximo :)

Dia 08, quinta-feira, acordei as 3 a.m. pra ir pro aeroporto pra pegar o voo pra Barranquilla, pra poder participar do VPM (vice-presidents meeting), que é tipo um treinamento que acontece antes da Conferência Nacional (NATCO). 1h e meia de voo, chegamos lá, um calorão - aqui em Bogotá faz uma média de uns 12 graus, lá fazia em torno de 40 sempre -, muito, muito úmido. Fomos direto pra UNINORTE (Universidad del Norte), onde estava acontecendo o encontro. Foi muito legal, bastante interessante ver como as nossas realidades de AIESEC são gritantemente diferentes, principalmente em Marketing, Comunicação e ICX (recepção de intercambistas). No fim do dia, fomos pra casa de uma menina da AIESEC pra dormir por lá pra no outro dia ir pro hotel da conferência. Sente a tensão do acampamento:

Éramos 6 colombianos, 4 venezuelanos, eu e mais uma porto-riquenha dormindo por lá. Ah, e a família, claro. De noite fomos comer e depois pra uma 'festinha' na praia, muito engraçado. Se juntou um povo de várias @ do país, bem divertido. Reencontrei a Bruninha, amigona dos meus tempos de colégio e companheira de viagem pra depois.

No outro dia tivemos um seminário de liderança que foi meio bater-na-mesma-tecla, mas foi válido. Fizemos um chimarrão e rolou o assédio; todos queriam saber o que era, se era droga (haha), de onde vinha, posso provar?; o fotógrafo do evento fez um book da gente. Legal ver como as coisas que pra gente são tão cotidianas surpreendem tanto aqui fora. De noite fomos pro hotel, onde teve uma festa de Carnaval (oi?) pra recepcionar a gente, janta e depois a Opening Plenary com todos os roll calls e coisas AIESECas. Surpresas maravilhosas do dia: encontrar a galera de Salvador - Adi, Gláucio e Marcinho também estavam na conferência =)

Brasileiros na conferência

Bom, ai nos dias que se seguiram muita reflexão, troca de experiências, networking fortíssimo, novas culturas e tudo mais. No meu quarto ficaram duas meninas super queridas; a VPTM da @ Medellin e uma menina de Porto Rico, doidona.

No geral, a conferência foi muito diferente das nossas do Brasil. A agenda não é dividida funcionalmente, então todos participam de praticamente tudo. Teve um enfoque bem forte em planejamento, Dual XP (intercâmbio + liderança), em como estimular os CLs a dar enfoque nisso... mas essa nossa coisa de focar em resultado, visualizar o impacto são praticamente inexistentes. As vezes acho que falta um pouco pra gente essa ideia de viver mais a experiência, curtir e deixar levar (assim como pra eles falta o resultado), pra que a @ tenha um impacto mais emocional direto, também. Eles aqui valorizam muito os internacionais - éramos quase estrelas, com roll call e tudo - e, uma coisa que me surpreendeu MUITO foi a proximidade que o MC (escritório nacional) tem com todas as pessoas, todos os CLs. No Brasil parece que o MC se posiciona como uma instituição a parte, até mesmo "superior". Aqui, não; todos trabalham, constroem, fazem festa, tomam trago, viajam e se divertem juntos. Muito, muito legal.

Bom, mas depois da NATCO fomos fazer uma viagem pela costa. Palavra norteadora desses dias: indiada.

Saímos de Barranquilla as 6 da manhã de quarta-feira e fomos pra Santa Marta, que conseguia fazer ainda mais calor - o literal inferno. Ai a galera se separou; uns foram pro parque Tayrona (uma reserva natural lindissima), outros ficaram em Santa Marta mesmo e nós, brasileiros mais uma holandesa, tivemos a feliz ideia de ir pra uma fazenda com o pessoal de Medellin. Esperamos no terminal por umas 3h até que eles chegassem e pegamos o bus de novo. Quando falaram em fazenda, pensei: "ah, legal, vamos dormir lá, não gastar nada e tals; deve ser divertido, a família do guri mora lá". Pensei errado. Descemos do ônibus e tivemos que caminhar uns 5km até chegar na entrada da fazenda, com mala e tudo:

Mas beleza, seguimos, firme e forte. Quando chegamos na entrada do lugar, o guri olha pra nós e diz: "Tá gente, agora vamos tirar os tênis pra atravessar o rio". Hahhhhhhh, boa, me pegou! "Não, Carol, é sério";

Aí a gente revezava; um pouco carregava no colo, um pouco na cabeça. Atravessamos o rio e tinha mais imensas montanhas pra chegar até a tal da finca. Disso aí nem tem foto, ninguém tinha muito humor pra essa parte. Chegamos lá, eu ainda pensava positivo! Legal, isso faz parte da experiência, vamos nos divertir. Não tinha geladeira no lugar. Não tinha comida. Nada. Pescamos e pegamos banana no mato e, here we go, banana e peixe frito por toda a vida (com cabeça, rabo e olhos, bécs). Umas 8 da noite fomos dormir, sem banho, sem lavar as mãos, nada - não tinha sequer água. Bah, ai no outro dia de manhã os trainees (os brasileiros e a holandesa) levantaram acampamento. Subimos/descemos as montanhas, atravessamos o rio, pegamos o onibus e achamos um hostel xinfrin por 15 mil pesos (15 reais) pra passar a noite. Tomamos banho e fomos no mercado fazer estoque de comida e água pra ir pro parque Tayrona no outro dia.

Dormimos e as 5 da manhã acordamos, enchemos as mochilas e pegamos o bus pra ir pro parque. É literalmente selva, faz muito calor, é extremamente cansativo mas é lindo de morrer (é Caribe, minha gentch). A caminhada deve durar umas 3h e é muito pesada, mas quando tu vê o mar parece que o cansaço vai todo embora.

Passamos o dia por lá e depois voltamos pra Santa Marta, rachamos um apê com o pessoal da @ (éramos 14) por 7 reais a cabeça (eu dormi numa cama de casal quebrada com 3 haha) e no sábado voltamos pra Barranquilla. Fomos pra casa do Heli, que foi trainee no Brasil, e de noite saímos com umas pessoas da AIESEC de lá. Foi bem legal, voltamos cedo pq no outro dia voltamos pra Bogotá bem cedo. O Deto e a Bruninha foram pra Manizales e eu fiquei aqui, esperando o pessoal de Salvador que tá voltando pro Brasil hoje e veio passar uns dias em Bogotá.

Turistiamos, conversamos bastante durante o dia, foi bem divertido mesmo. De noites fomos no apto do MC, tomamos agua caliente e voltei cedo pra casa. A minha familia aqui é meio complicada pra essas coisas ¬¬

Bom, então tá. Hoje é feriado aqui na Colômbia - bicentenário da independência -, ai acho que vamos sapatiar por ai pra ver como é.

To com muita saudade de todos, mesmo. Mas um mês passa rápido, né?